<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar/34117314?origin\x3dhttp://diariodeumquiosque.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

diário de um quiosque

O Pacheco Pereira tornou-se uma espécie de Ardinario da política [caracteres extra para não me estragar o template do blog]

Dia mundial do livro

segunda-feira, abril 23, 2007

Hoje comemora-se o dia mundial do livro. Segundo o jornal Publico, uma sondagem da marktest diz que 37% dos portugueses leram um livro no último mês. Não deixa de ser um dado surpreendente.
Quis ir um pouco mais longe.
Mais longe não digo, mas um bocado mais ao lado: quantos portugueses lêem jornais ou revistas?
Bem, responder a isto também não é fácil, mas posso tentar colocar a questão de outra forma: quantos portugueses compram jornais ou revistas?

Segundo a revista Sábado, existem em Portugal 7.631 quiosques. Agora vamos a contas.
Para uma população de 10.000.000 de pessoas, cada quiosque serve aproximadamente 1.359 pessoas. Obviamente que há quiosques que servem mais e outros menos. Vou colocar o meu nas 1.120 pessoas.
Há 1.120 potenciais clientes do meu quiosque. Destas, 100 serão crianças, 15 terão dificuldades de locomoção e 5 serão analfabetas, o que reduz o número para 1.000.
Ora, na realidade, ao quiosque apenas se deslocam em média 275 pessoas por dia. Destes, 50 apenas compram tabaco e 25 apenas compram pastilhas, chocolates, gelados, selos, lotarias ou cartões telefónicos. Sobram 200 pessoas que diariamente compram um qualquer jornal ou revista. Correspondem a 20% dos potenciais clientes.

20% desta "minha população" lê jornais e/ou revistas. Neste jornais e/ou revistas estão incluidos o 24 Horas, o Crime, a Bola, o Record, a Maria, a TV 7 Dias, a Caras, o Jogo, a Playboy, a Terrorizer, a Boa Estrela, a Teleculinária e o Jornal 1X2, entre muitos outros.

37% dos portugueses leram um livro no último mês? Como dizia o outro, a propósito de uma pergunta sobre o livro que andava a ler: "Hmmm... está lá em cima da minha mesa de cabeceira... hmmmm... estou a ler um.... hmmmm... não me lembro agora o nome!".
posted by ardinario, 4/23/2007 04:08:00 da tarde

1 Comments:

Também já tinha notado a falta de tempo do 'ardinário', bem avisada em post anterior.
Aproveito, 'a propos', que repetetisse a estatística das vendas semanais - diários generalistas, desportivos, semanários (Expresso ou Sol) e 'newsmagazines',
Acredito que possa ser aborrecido, mas já deve dar para perceber o efeito 'novo Público' e, com sorte, o impacto nas mudanças directoriais do CM, DN e Sábado.
Sempre atento
commented by Anonymous Anónimo, 4/23/2007 8:01 da tarde  

Add a comment