Vamos falar de revistas (1)
quinta-feira, junho 21, 2007
Em Novembro/Dezembro de 2006 levei a cabo no quiosque uma recolha de dados minuciosa de todas as vendas efectuadas durante 4 semanas. Parte do relatório pode ser visto aqui.
Dessa recolha conclui-se que tanto os jornais como as revistas representam 25% dos lucros do quiosque. Vamos às revistas.
Em primeiro lugar é importante frisar que as mulheres contribuem com 60% para o lucro das revistas, o que não deixa de ser significativo. Quis então saber em que altura do dia as revistas dão mais lucro ao quiosque. A resposta está aqui:
(clicar na imagem para aumentar)
No gráfico, há um período do dia que chama a atenção. O período entre as 13.00 e as 13.30, em que o lucro das vendas de revistas a mulheres é quase 4 vezes superior à dos homens. E se alargarmos o período até às 15 horas, verificamos que as mulheres continuam a comprar bem mais que os homens. Se recuarmos um pouco, no período entre as 8.30 e as 10.30 também se constata esse facto.
Sabendo que a banca principal é ocupada na sua totalidade por revistas, algo pode ser feito na escolha e exposição das mesmas, tendo em conta os períodos acima referidos.
Como primeira medida, parece-me lógico que a partir das 13 horas a banca de revistas seja "trabalhada" de modo a conquistar ainda mais público feminino. Ou seja, vai haver rotatividade de títulos na banca principal, ao contrário do que vinha a ser feito até aqui, onde os mesmos títulos permaneciam na banca desde a abertura até ao fecho do quiosque.
Dessa recolha conclui-se que tanto os jornais como as revistas representam 25% dos lucros do quiosque. Vamos às revistas.
Em primeiro lugar é importante frisar que as mulheres contribuem com 60% para o lucro das revistas, o que não deixa de ser significativo. Quis então saber em que altura do dia as revistas dão mais lucro ao quiosque. A resposta está aqui:
(clicar na imagem para aumentar)
No gráfico, há um período do dia que chama a atenção. O período entre as 13.00 e as 13.30, em que o lucro das vendas de revistas a mulheres é quase 4 vezes superior à dos homens. E se alargarmos o período até às 15 horas, verificamos que as mulheres continuam a comprar bem mais que os homens. Se recuarmos um pouco, no período entre as 8.30 e as 10.30 também se constata esse facto.
Sabendo que a banca principal é ocupada na sua totalidade por revistas, algo pode ser feito na escolha e exposição das mesmas, tendo em conta os períodos acima referidos.
Como primeira medida, parece-me lógico que a partir das 13 horas a banca de revistas seja "trabalhada" de modo a conquistar ainda mais público feminino. Ou seja, vai haver rotatividade de títulos na banca principal, ao contrário do que vinha a ser feito até aqui, onde os mesmos títulos permaneciam na banca desde a abertura até ao fecho do quiosque.
2 Comments:
eheheheh foste caçado pelos implacaveis e incansaveis posteiros do faz-de-conta...... E viva a publicidade. Não tens um autocolante daqueles de publicidade não solicitada ou lá como é que se chama? Lindo lindo era descobrires todos os blogs de mulherzinhas que-nao-compram-revistas-entre-as-13-e-as-13.30 e entupires os ditos cujos com publicidade deste tipo sobre as vantagens da aquisição de revistas cor de rosa nesse periodo do dia. Podes dizer que a digestão é mais fácil, que provoca menos celulite e principalmente que ha sorteios semanais de visitas guiadas à campa da princesa diária e backstages para tete-a-tete com os principezinhos da terra de sua magestade. Ó pega e embrulha. ;) ps: sou gaja e muito gaja, raramente compro revistas (aproveito para ler na esteticista ou nas idas anuais aos cabeleireiros) mas percebo o fenomeno. As outras gajas lá do trabalho - q n são muitas, diga-se - vao a essa hora ao quiosque lá da esquina ler as revistas e trazem sempre uma ou duas.... ehehehe
commented by fresh start, 6/22/2007 12:13 da manhã
errata: leia-se princesa diana e nao princesa diária. Se bem que todas as princesas sao (ou deveriam ser) diárias. Pelo menos enquanto conseguem fugir de paparazzis vivas. Hmmmmm... nunca tinha pensado nisto.....