<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d34117314\x26blogName\x3ddi%C3%A1rio+de+um+quiosque\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://diariodeumquiosque.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://diariodeumquiosque.blogspot.com/\x26vt\x3d5113954605552121106', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

diário de um quiosque

O Pacheco Pereira tornou-se uma espécie de Ardinario da política [caracteres extra para não me estragar o template do blog]

Lucro, esse gaijo porreiro

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Chegou o momento do capítulo 3 da saga do estudo - Distribuição do lucro. Não estou a falar dos dividendos a distribuir no final do ano pelos sócios, mas sim da distribuição do lucro de cada tipo de produto que se vende no quiosque.
Sem mais demoras, porque o tempo é curto, apresento o gráfico mais feio alguma vez lançado nestas bandas. Confesso que dei voltas e mais voltas, mas não arranjei maneira de alterar as cores das fatias. Além disso, o meu explicador de Excel, Johnny Blitz, está de férias na Alemanha.

Image Hosted by ImageShack.us

Nada de extraordinário por aqui. Um quarto do bolo vai para revistas, outro quarto para jornais. Um quinto vai para tabaco e outro quinto para colecções (aqui estão também incluidos os produtos associados a jornais e revistas). No clube dos 5% estão empatados os cartões telefónicos e os outros (selos, lotarias, fotocópias, chocolates, pastilhas, artigos de papelaria, etc...).

Questão seguinte: quem contribui para cada uma destas fatias?
Atrevo-me a responder, com um grau de certeza elevadíssimo: homens e mulheres. O que nos leva para a questão seguinte: como é dividido o bolo dos lucros? A resposta segue neste bonitinho gráfico:

Image Hosted by ImageShack.us

Sabendo que 60% dos lucros vêm dos homens e 40% das mulheres, não deixa de ser curioso que as mulheres comam quase 60% da fatia das revistas. Um dado sem dúvida importante para o quiosque. Por outro lado, é algo surpreendente, pelo menos para mim, que 80% da fatia dos jornais pertença aos homens.

Finalmente, torna-se obrigatório responder à questão: como são distribuidos os lucros, nos homens e nas mulheres?

Aqui vai, primeiro as senhoras:

Image Hosted by ImageShack.us

e agora, homens, cheguem-se à frente:

Image Hosted by ImageShack.us

E a comparação no tal gráfico mais bonitinho:

Image Hosted by ImageShack.us

Ou seja, se derem 100 euros a uma mulher para gastar no quiosque, 10 Euros vão para jornais e 37 Euros vão para revistas. Já o homem prefere gastar 34 Euros em jornais e apenas 18 em revistas.

Desculpem-me os viciados nas contas e rankings do quiosque. De momento não é possível satisfazer o seu pedido. Por favor, tente mais tarde, assim que o estudo estiver mais desafogado e as ideias para a acção de marketing a realizar no início de 2007 estiverem mais definidas.
Esta desculpa também serve para os remetentes dos emails a pedir conselhos para a abertura de um quiosque. Brevemente responderei.
posted by ardinario, 12/20/2006 03:05:00 da tarde

3 Comments:

Tanto tempo perdido em explicações de Excel no MSN, para agora me apresentares estes gráficos vomitivos...

O teu explicador ainda não está de férias, mas fica a partir de Segunda.

Como é que estão as vendas da Blitz de Dezembro?...
commented by Anonymous Johnny Blitz, 12/21/2006 7:57 da tarde  
As vendas estão más... para ti
Excelente trabalho!
commented by Anonymous Anónimo, 6/23/2007 1:34 da tarde  

Add a comment