<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d34117314\x26blogName\x3ddi%C3%A1rio+de+um+quiosque\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://diariodeumquiosque.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://diariodeumquiosque.blogspot.com/\x26vt\x3d5113954605552121106', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

diário de um quiosque

O Pacheco Pereira tornou-se uma espécie de Ardinario da política [caracteres extra para não me estragar o template do blog]

Dia 29 - Blue Monday

terça-feira, outubro 10, 2006

Li hoje, já não sei onde nem a que horas, que os jovens passam mais tempo no computador do que a ler jornais ou revistas. Longe vão os tempos em que os jovens passavam mais tempo a ver televisão do que a ler. Mas será que estas estatísticas ainda valem alguma coisa? É que hoje em dia, o "passar tempo" no computador também inclui ler jornais, revistas e ver televisão.
Agora, se me disserem "os jovens não vão comprar jornais ou revistas ao teu quiosque porque são inundados de informação gratuita sem levantar o cu da cadeira", aí a coisa preocupa-me. A tendência é esta, e a médio prazo os quiosques vão sofrer com ela. Como se contorna esta situação? Não faço ideia, mas já reflicto sobre isso.

Uma caixa tripla é sempre benvinda:

Image Hosted by ImageShack.us

Não se gastaram cheques:

Image Hosted by ImageShack.us

Os visitantes do Diário de um quiosque elegeram o Publico como jornal diário preferido. Foi larga a vantagem, como que a pedir a pergunta "Será que metade dos utilizadores da internet em Portugal preferem o Público a outro jornal diário?". Não sei responder, mas não me custa muito a acreditar.

Image Hosted by ImageShack.us

No lado direito há uma nova questão:
- Sol gratuito
- Expresso gratuito, ou
- Expresso + DVD por 2,80€ ?

Amanhã, o ranking de jornais será actualizado. E sairão os primeiros gráficos das "horas de ponta".

Nuno, obrigado pela visita e pelas ofertas ;)
posted by ardinario, 10/10/2006 09:14:00 da tarde

2 Comments:

Boa noite, penso que nunca comentei, mas tenho acompanhado diariamente este excelente Blog, pois liga 3 temas para mim apaixonantes: gestão, imprensa e blogosfera.

Quanto às suas preocupações, na minha opinião são mais do que fundamentadas, isto porque tenho para mim que num prazo de 10 a 15 anos a imprensa escrita terá uma vida muito complicada, sendo apenas um produto de consumo por luxo.

As novas tecnologias vieram criar novos desafios, mas também novas oportunidades aos "históricos". Repare-se bem que quando comecei o Blog do Belenenses, há apenas 2 anos e meio, ele chegava a um núcleo restrito de pessoas. Hoje em dia, o Belenenses tem pelo menos 4 a 5 blogs com actualização diária e de boa qualidade, com análise desportiva e política do clube, e informação em cima da hora, a maior parte das vezes antes mesmo do Site Oficial do clube... que tem pescado colaboradores entre os blogs.

É no mínimo curioso verificar que entre os blogs desportivos, segundo o Blogómetro, o Blog do Belenenses é o 4º mais visitado de Portugal, e o Blog que se dedica a apenas um clube com mais visitas, suplantando os blogs de Benfica, Porto e Sporting.

Isto significa o quê? Simples, as pessoas encontraram um meio que as aproxima do clube, que lhes dá informação muito mais interessante e isenta (ou facciosa, mas no sentido que o leitor pretende) e que lhes permite discutir o dia a dia do seu clube com gente de todo o mundo.

Se isto se passa com blogs feitos por amor, carolice e negligenciando a vida privada, o que dizer do mundo de oportunidades que se abre através da web para quem nela aposte comercialmente?

O quiosque vai ter de se adaptar. Se calhar, em vez de vender jornais, vai alugar terminais de internet...

Um abraço e prometo continuar muito atento a este excelente projecto. Em breve será linkado pelos meus lados. Convido-o a passar por lá.

Luciano Rodrigues
http://belenenses.blogspot.com
Luciano, já me tinha apercebido do fenómeno do seu blog. Segundo especialistas afirmam hoje em dia, os jornalistas devem cada vez mais procurar informação no seu tipo de projecto. Eles deverão "aproveitar" o nosso trabalho de jornalistas ou serão ultrapassados no tempo.
Abraço.

Add a comment