<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d34117314\x26blogName\x3ddi%C3%A1rio+de+um+quiosque\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://diariodeumquiosque.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://diariodeumquiosque.blogspot.com/\x26vt\x3d3828217289678099654', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

diário de um quiosque

O Pacheco Pereira tornou-se uma espécie de Ardinario da política [caracteres extra para não me estragar o template do blog]

Dia 30 - A TV 7 Dias

quarta-feira, outubro 11, 2006

Terça-feira é dia de TV 7 Dias, a revista mais aguardada da semana pelo público feminino. O sucesso da revista é tal que consegue mesmo cativar clientes masculinos. Das cerca de 50 que se vendem semanalmente, pelo menos meia dúzia acabam por ser adquiridas por homens.
De vez em quando, nas horas de menor stress no quiosque, tenho por hábito tentar adivinhar mentalmente aquilo que o cliente que se aproxima da banca vai comprar. Com o Record tenho uma boa taxa de sucesso, que deve rondar os 60%. O Correio da Manhã também não é dos mais difíceis. Mas ainda está para chegar o dia em que acerto no homem que vem para comprar a TV 7 Dias. Não há o homem-tipo que compra a TV 7 Dias. Não é magro, nem alto, nem careca. Varia. Não é regular na compra. Provavelmente vinha à caça de um desportivo, mas à 3ª feira nunca se passa nada neste campo. Como a revista está ali à mão de semear, e geralmente traz o C.Ronaldo na capa, o instinto leva-o à compra. Será? Ou o raio da revista é mesmo boa?
Ainda não consegui alcançar as razões do sucesso de vendas que é a TV 7 Dias. Quando aterrei no quiosque, há pouco mais de um ano, o fenómeno já se verificava. De quando em vez ouço uns comentários a referir maravilhas da secção de culinária. Talvez passe por aí, até porque é frequente a revista ser acompanhada por um dossier para arquivar as receitas. Maldito dossier, que ocupas tanto espaço!
Nas próximas semanas vou estar mais atento e tentar perceber junto do cliente a preferência pela TV 7 Dias.

E agora uma questão para os entendidos do marketing/vendas. Sabendo de antemão que a TV 7 Dias vende quase todas as semanas cerca de 50 exemplares, tendo em conta que o espaço de exposição no quiosque é limitado e que a TV 7 Dias é todas as 3ªs feiras colocada na zona mais visível, estarei a proceder bem em dar-lhe essa "honra" do melhor lugar do quiosque? Ou será preferível oferecer esse lugar a uma outra revista, que eu saiba antecipadamente que não esgotará?

Foi uma boa 3ª feira, se for a comparar com o ano passado.

Image Hosted by ImageShack.us

Em 2005, não houve caixas de 3ª feira superiores a 560€

Dia de pagamento à contabilidade, e mais uma remessa de tabaco:

Image Hosted by ImageShack.us

Vou adiar para amanhã o post com as horas de ponta.
Para hoje fica o ranking actualizado dos jornais diários:

Image Hosted by ImageShack.us

Grande subida da Bola, grande descida do CM.
Para 4 semanas de vendas de jornais diários, um lucro de 427,40€.

Ainda há profissionais muito atentos na sua grande área. Outros, na pequena área, nem por isso...
posted by ardinario, 10/11/2006 09:43:00 da tarde

12 Comments:

Amigo Ardinário, respondendo antes de mais ao seu comentário abaixo, devo dizer-lhe que os jornalistas estão já muito atentos ao que se diz e se passa nos blogs, pelo menos no que ao Belenenses diz respeito. Têm ali uma excelente fonte de informação.

Quanto à dica sobre a TV7 Dias, devo dizer-lhe que acho que a sua aposta está correcta, no sentido em que pelo que me apercebo a compra da revista não tem um padrão e funciona maioritariamente por impulso. Ora, se funciona por impulso, e bem, há que a "impulsionar"!

Uma vez mais lhe deixo os parabéns, e a ver se me calo, que o meu mundo blogosférico é outro! Mas continuo por cá... ;)
Muito interessante o blogue, muito interessante esta análise. Parabéns!

Um pedido: para quando algumas informações sobre revistas mensais temáticas? Quando são procuradas? Quando saem? Que rendimento dão? Os leitores são fiéis?
commented by Anonymous Anónimo, 10/12/2006 10:48 da manhã  
Ao contrário do Luciano Rodrigues, eu penso que deveria fazer uma experiência e colocar a TV 7 Dias um pouco recatada em relação ao costume e tentar pôr outra revista que venda menos, mais em destaque.
Daí já poderia concluir se o que vende é o lugar na montra ou o produto em si.
commented by Anonymous Anónimo, 10/12/2006 11:28 da manhã  
Puxa Saco, a sensação que tenho é que a TV7dias aposta forte nas capas. Já meia dúzia de vezes a comprei pela capa. Uma das coisas que reparo é que geralmente há um contraste grande na capa entre fundo e lettering dos titulos. Mas também pode seguir a sugestão e uma semana trocar as voltas, e ver o que dá. Nada como experimentar.
Caro Ardinário, muitos parabéns pelo seu excelente blog, que para mim já é de leitura diária e obrigatória.
Quanto à TV7Dias, há um pormenor importante quanto aos homens que a compram, tal como eu. Eu compro-a todas as semanas, sem falhas já há bastante tempo, mas apenas porque a minha mulher, por questões de trabalho, não tinha oportunidade de a comprar no dia de saída, e assim ia eu comprá-la. Actualmente o problema já não se coloca, mas eu continuo a cumprir o ritual. Convém referir que dou sempre uma "vista de olhos" pela revista, embora sem grande interesse.
Razões da compra: ver as novidades da programação da TV e a culinária. É verdade, o pequeno destacável com as receitas faz as delícias da minha mulher, que muitas vezes começa por aí a leitura.
Quanto à exposição da revista no quiosque, penso que qualquer lugar serve, pois quem quer comprar a revista, se não a vir pergunta por ela, e só em último caso compra uma da concorrência.
Mais uma vez parabéns, e não deixe de nos ir dando este pequeno prazer diário que é a leitura deste blog.
commented by Anonymous Anónimo, 10/12/2006 12:00 da tarde  
Caro Ardinário,
Escreve-lhe o JPH, do Glória Fácil (e jornalista também, do DN). Já recomendei o seu blogue mas há sempre algo que me confunde: quando, no ranking dos jornais, diz "semana 3" e "semana 4", que semanas são essas exactamente (de que dias a que dias, de que mês). Se me pudesse esclarecer agradecia. Um abraço e votos de continuação do seu excelente blogue,
JPH
commented by Anonymous Anónimo, 10/12/2006 8:11 da tarde  
ola ardinário!
desde já o meu muito obrigado pelas úteis informaçoes que me deu!
gostaria de saber, se nao fosse pedir muito, se foi fácil conseguir ser
agente pay shop, dizem-me que sò é possivel se-lo apos ter dois anos de
porta aberta! será?
gostaria de saber tambem se há formas de ter carregamentos de telemóveis sem
ser através da payshop. e os cartoes teelfonicos para faalr para o
estrangeiro onde os adquire? e passes dos autocarros nunca pensou ter??
mais uma vez..agradecido pela atençao dada
commented by Anonymous Anónimo, 10/12/2006 9:33 da tarde  
Em relação à TV 7 Dias, vou fazer o seguinte na próxima 3ª feira: coloco-a no local do costume e vou estar atento a quem compra por impulso e a quem já vem com a ideia de a comprar.

José Moreno, essas contas das revistas mensais estão a ser feitas. Como sugeriu, vou distribui-las por tema. Como estamos agora a atingir as 4 semanas de "contabilidade", já tenho os dados de venda de quase todas as publicações. Depois vou informando.

Luciano, por acaso nunca presto muita atenção ao design das capas, mas acredito plenamente que no inconsciente isso conte muito para o comprador.

Engenheiro, obrigado pelas dicas. Para a semana não vou perder a oportunidade de desfolhar a TV 7 Dias ;)

JPH, já dei conta que o disparo das visitas partiu daí ;)
Tem razão, em relação aos jornais vou passar a colocar as datas a que se referem as vendas. A semana 4 corresponde a vendas entre os dias 29 de Setembro e 5 de Outubro para a Bola e Publico, e 30 de Setembro a 6 de Outubro para os restantes.

Pedro, a payshop é que veio ter comigo. COnfirmo que são necessários 2 anos de gerência. No meu caso ainda só tinha 1 ano, mas o interesse deles levou-os a abrir excepção.
Penso que haverá alternativas à payshop, mas desconheço quem o faça.
Envio contacto do fornecedor de cartões por mail.
Já conhecem a Mega Rede? Está agora a arrancar, é do género do PayShop, mas engloba dezenas de serviços além dos que o PayShop permite: "No seu lojista habitual poderá tratar de serviços de utilidade pública, pagar contas domésticas, seguros, carregar títulos de transporte, telemóveis, impostos, entre outros.
Poderá ainda adquirir telemóveis, material informático, material escolar, bilhetes para espectáculos, marcar viagens, e numa segunda fase fazer transferências bancárias, e tantas outras coisas.
", in http://www.revista-empresas.telecom.pt/ConteudosVisualizar.aspx?tipo=8

Parabéns pelo blog.
commented by Anonymous Anónimo, 10/13/2006 12:27 da tarde  
ao anonymus da megarede:
gostaria de saber mais informaçoes sobre a mega rede, no site nao ha como estabelecer contacto. vou abrir um quiosque em breve e estaria interessado nos vossos serviços.
mail:pedro_mouro@sapo.pt
fico a aguardar
commented by Anonymous Anónimo, 10/14/2006 10:10 da manhã  
Ó Ardinário, o seu quiosque é, de certa forma, um fenómeno digno de estudo. É que o Correio da Manhã, a nível nacional, vende, em média, mais 30 a 35 mil jornais/dia que qualquer desportivo, e na sua loja os desportivos são os que mais vendem. Há alguma explicação para isso? É que nas restantes publicações, o seu quisque segue a tendência nacional...
commented by Anonymous Anónimo, 10/17/2006 10:14 da tarde  
O CM vende quase tanto como Record ou Bola. Se não vende mais que os desportivos, certamente será pela zona do país onde estou ou pelo local da cidade onde me encontro. Digo eu...
Mesmo assim, tenho curiosidade em saber se noutros quiosques da cidade a venda de diários será proporcionalmente semelhante a este...

Add a comment